~Armaduras~


Na série, a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de armaduras. Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de Shion, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico.

A armadura de um cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só podem ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os descendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar um terço do próprio sangue para ajudar na recuperação.

Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplifica a cosmo-energia do usuário muitas vezes. Abaixo, os principais tipos de armaduras e suas particularidades:

Armaduras de Atena

Características: as Armaduras de Atena (Cloth no original) foram desenhadas por uma tribo perdida de ferreiros, sendo o segundo grupo de armaduras criadas (até onde se sabe). Elas foram criadas para proteger os Cavaleiros de Atena no seu primeiro confronto contra Poseidon. Cada armadura representa uma constelação, além da justiça e integridade. Sendo assim, o Cavaleiro que a veste deve fazer jus à sua armadura, ou ela o abandona por conta própria.

  • Armaduras de Bronze: usadas pelos Cavaleiros de bronze, a categoria mais baixa dos Cavaleiros de Atena. Cada armadura tem em geral uma cor diferente e são as armaduras mais fracas, sendo a armadura de Fênix a mais forte dessa classe, com a capacidade de auto-regeneração. Segundo Camus de Aquário elas são congeladas à temperatura de -150ºC.
  • Armaduras de Prata: usadas pelos Cavaleiros de prata, a categoria média dos Cavaleiros de Atena. Normalmente elas não trazem muitas cores, predominando as cores cinza ou prata. Muitas Armaduras de Prata tem desenhos parecidos quando vestidas pelos Cavaleiros. Segundo Camus de Aquário elas são congeladas à temperatura de -200ºC.
  • Armaduras de Ouro: usadas pelos Cavaleiros de ouro, considerados o grupo de Cavaleiros mais forte dentre os que seguem Atena. Cada uma representa uma constelação zodiacal, conseqüentemente, também um signo do Zodíaco. Diferentemente das outras armaduras, essas protegem a maior parte do corpo e são praticamente indestrutíveis. Segundo Camus de Aquário somente atingindo a temperatura do zero absoluto (-273ºC) elas podem ser congeladas. Além das 12 armaduras zodiacais, também foi criada uma 13º armadura, a própria de Athena que fica guardada como Estátua de Athena.
  • Armadura Divina: Esta vestimenta é a mais poderosa entre todas as classes de armaduras. São obtidas pelos Cavaleiros de bronze após terem sido molhados pelo sangue de Atena e os mesmos terem alcançado definitivamente o Oitavo Sentido. Assim como na Armadura de Ouro, as armaduras divinas protegem todo o corpo do Cavaleiro, são adornadas com símbolos e todas possuem prolongamentos em forma de asas. São as versões próximas das Kamui originalmente.

Armaduras Negras

Construídas na Ilha da Rainha da Morte por renegados do Santuário, as Armaduras Negras são cópias das Armaduras de Bronze, pelo fato dessas serem as mais simples de reproduzir dentre todas as armaduras de Atena – ainda que não sejam cópias perfeitas no que se refere ao poder a elas legado. Foram feitas várias cópias da armadura de Fênix por ser a mais poderosa da classe de bronze.

Armaduras de Aço

As Armaduras de Aço fazem uma curta participação na série, durante as batalhas entre os Cavaleiros de Bronze e de Prata. Foram criados especialmente para o anime, e são logo retirados por exigência de Kurumada. Os Cavaleiros de Aço são humanos comuns que não desenvolveram sua cosmo-energia, vestindo Armaduras robóticas feita duma liga metálica especial em laboratório pela Fundação Galar de Mitsumasa Kido na esperança de ajudarem os Cavaleiros de Bronze. Cada uma delas representa um elemento e uma constelação respectiva, ainda que não tenham qualquer ligação com os Cavaleiros de Atena: Raposa (Terra), Grou (Ar) e Peixe-espada (Água). Acredita-se que tenham sido a base para posteriormente a Fundação Galar desenvolver a Armadura de Cabeleira de Berenice vestida por Mei, filho legítimo de Kido (e que também, apesar de representar uma constelação, não possui relação direta com as Armaduras de Atena).

Armaduras Divinas de Odin

As Armaduras Divinas de Odin representam as sete estrelas da constelação de Ursa Maior (sendo que uma, Zeta, é representada por dois guerreiros: Syd e Bud). Elas foram criadas para vestir os guerreiros lendários e divinos de Odin. Cada uma delas também representa uma criatura mitológica ou objeto originado da mitologia nórdica (como a serpente de Midgard, Jormungard, e Sleipnir, o cavalo de Odin). Cada uma delas carrega uma safira que representa uma das estrelas da constelação. Também é dito que elas protegem contra o frio extremo de Asgard.

Escamas de Poseidon

Poseidon é o primeiro deus de que se tem conhecimento a criar armaduras para proteger os seus marinas. As Scales (Escamas) das armaduras são feitas de Oricalco, um raro metal que pela lenda existiu em um meteorito que afundou na cidade perdida de Atlântida; onde agora é o templo de Poseidon. As Escamas dos sete Generais Marinas são parecidas com as Armaduras de Ouro, com uma maior predominância do tom laranja no seu desenho, além de sua dureza e resistência que são bastante semelhantes as de ouro. Cada escama representa criaturas mitológicas, e é dito que os mitos relacionando essas criaturas originaram-se delas mesmas (considerando-se o universo dos Cavaleiros, claro). As escamas conhecidas até o momento são: Cavalo Marinho, Scylla, Crysaor, Lymnades, Kraken, Sirene e Dragão Marinho. Além dos sete generais, Tétis de Sereia, os Soldados, e o próprio Poseidon também trajam Escamas

Surplices de Hades

São sempre referidas como "Sapuris" pelos fãs, devido à pronúncia japonesa da palavra. Essas são as armaduras criadas por Hades, Senhor dos Mortos, para vestir os seus servos, os 108 espectros. A característica comum entre essas armaduras é possuírem muitos e detalhados ornamentos, harmonizando perfeitamente com o ambiente do Mundo dos Mortos. As Surplices representam criaturas demoníacas na maior parte do tempo, sendo algumas relacionadas a Hades (como o barqueiro, Caronte de Aqueronte), ou outros tipos de criaturas mitológicas. Além dessas Surplices, mais nove foram criadas: para Hypnos e Thanatos, uma para o próprio Hades e uma para cada um dos seis Cavaleiros de ouro ressuscitados: Shura de Capricórnio, Camus de Aquário, Saga de Gêmeos, Afrodite de Peixes, Máscara da Morte de Câncer e Shion de Áries (no anime, também são feitas surplices para os cavaleiros de prata).

Sohma

São as armaduras usadas pelos Titãs, no novo manga, ainda em publicação Episódio G. Elas foram dadas aos Titãs, por Gaia, sua mãe, para que estes lutassem contra a tirania de Urano. Cada armadura representa uma arma branca (espada, machado, lança...). Megas Drepanon, a foice de Cronos, é a mais poderosa e está lacrada e protegida sob a estátua de Atena. São teoricamente mais resistentes do que as armaduras de Ouro.

Adamas

São as armaduras usadas pelos Gigas do romance "Gigantomaquia". Elas tem a dureza de um diamante, simbolizando pedras preciosas e semipreciosas. São compostos por vários polígonos com um brilho hipnotizante e ultra resistente, que recebem o apelido de "Armaduras de Cristal" ou "Armaduras de Diamante".

Kamuis

São 12 armaduras usadas pelos Deuses do Olimpo. Não se sabe muito sobre elas, pois são tão lendárias que só foram usadas nas épocas mitológicas. O único ser que viu o nascimento das Kamuis nesta era foi Hypnos. Quando Seiya e os demais enfrentaram ele, conseguiram (graças ao sangue Athena) transformar suas Armaduras de Bronze nas Armaduras Divinas, algo "próximo" ás Kamuis. Portanto, as "armaduras divinas" não são as verdadeiras e misteriosas Kamuis, e sim versões próximas a elas. ë importante ressaltar que da Saga do Santuário até a Saga de Hades, Atena, Poseidon, e Hades, ainda não apareceram trajando Kamuis, apenas armadura/scale/surplice. Essas armaduras também são chamadas de "Kameis", apesar de não ser correta essa escrita.

0 Comments:

Post a Comment