Shion-Ares-Saga


ENTENDA A VERDADEIRA HISTÓRIA DE SHION-ARES-SAGA

Muitas pessoas estão em dúvida sobre uma questão realmente gritante a respeito de Saint Seiya: Quem realmente entregou a armadura para o Seiya, quem é Ares e qual sua relação com Shion?

Primeiramente uma parte dessa história foi explicado na versão original de Saint Seiya (com dublagem em Japonês, já que a dublagem da Gota Mágica praticamente não explicou essa história).
A história toda começa com Kanon e Saga há treze anos, como foi apresentado no fim da Saga de Poseidon. Podemos perceber que logo após Saga ter prendido Kanon no cabo Sunion demonstra um lado obscuro de tanto ouvir as palavras de Kanon dizendo que ele era malvado. Nesse momento o lado negro de Saga aparece, ele se converte na reencarnação do mal e arma planos para conquistar todo o santuário, desejo almejado por seu irmão Kanon. Saga mata o irmão mais novo de Shion, o Ares, e toma seu lugar (Detalhe: Ares era um Cavaleiro de Prata, cavaleiro de Altar). Sendo irmão do mestre, Ares tinha acesso a praticamente todos os lugares do santuário inclusive ao quarto de Atena, e Saga, convertido em Ares, vai até o quarto de Atena para matá-la. Quando está prestes a assassinar a criança, Aiolos, o cavaleiro de ouro de Sagitário aparece e salva Atena podendo ver então o rosto de "Ares". Saga não podia deixar Aiolos viver sendo que tinha descoberto o seu segredo portanto atacou Aiolos e o acusou de traidor denegrindo sua imagem perante todos do Santuário. Nisso passaram-se treze anos e Saga continuou usando a imagem de Ares. Nesse meio tempo o herói da trama, Seiya, conseguiu a tão almejada armadura de Pégaso, entregue pelo atual mestre na época, Shion (irmão de Ares que foi morto). O que explica diversos momentos em que Seiya diz "O Mestre que eu conheci não era assim e etc...". Porém pouco tempo depois, logo após o ataque de Ikki e os Cavaleiros negros, após a morte Antigo Mestre Shion, Saga dá inicio ao seu reinado no Santuário (se passando por ARES ainda), enviando Dócrates e os Cavaleiros de prata para recuperar a armadura de ouro.

ATENÇÃO: um dos detalhes mais importantes nisso tudo está na cor do elmo do Mestre Shion e do Ares. SHION usa o ELMO AMARELO e ARES (depois Saga é claro) usa o ELMO VERMELHO... Infelizmente a Gota Mágica foi a culpada de toda essa confusão. Vale a pena lembrar também, que é interessante dar uma lida no SIDE HISTORY e ver o RESUMO do DVD1 de HADES, pois eles explicam isso direitinho.

Bom, vamos continuar com as explicações. Antes de mais nada, quem já conhece a história do mangá esqueça ela. (Seria muito mais simples se a TOEI tivesse feito o anime igualzinho ao mangá mas nós sabemos que não é assim né???)
Outra coisa: quem já assistiu ao resumo do DVD1 de HADES já entendeu tudo. Aquela é a melhor fonte para entender esta dúvida que nos persegue a anos.
Outro detalhe é que SHION é provavelmente de uma raça diferente dos outros (em nenhum momento do anime explica isso porém tem algumas pitadas de mitologia ai), por isso ele viveria mais que todos.
Finalizando: quando a gente fala ARES não quer dizer que ele é um DEUS, é algo subentendido. Igual a AFRODITE, é subentendido. Isso é trivial para um bom entendimento. Outro detalhe é que os dois: SHION e ARES usavam a mesma roupa, o que diferenciava um do outro é a cor do ELMO. Isso não quer dizer que SAGA não tinha dupla personalidade, a boa e a ruim, mas nada tem a ver com ARES no caso (a dublagem antiga fez todo mundo entender que ARES seria um DEUS que se apossava de SAGA, disfarçado do mestre, mas não é a verdade). Tem que distinguir ARES personagem e ARES DEUS. Mais um ponto importante é que SAGA se fez passar por ARES e não por SHION. Quando ele se fez passar por ARES, SHION ainda não estava morto, por isso para todos os cavaleiros era como se os "irmãos" (o lance deles serem irmãos não fica claro mas pode-se dizer que são irmãos de criação) SHION e ARES estivessem vivos ainda. Tanto é que em um dos episódios que Shina e Marin comentam que o velho mestre morreu e quem assumiu foi seu irmão mais novo ARES (mas no caso ARES já estava morto e SAGA estava se passando por ele).

Outra dúvida seria quem estaria morto em STAR HILL e a resposta mais correta seria ARES (tanto é que foi surpresa para todos terem visto o corpo do ARES lá e quem se recorda ele não tem as marcas na testa). Agora a cronologia faz sentido, porque o corpo estava lá há 13 anos assim sendo não poderia ser o corpo do SHION (já que o SHION entregou a armadura para o SEIYA) e também o SHION já estava velho, e o corpo que vemos em STAR HILL é de um jovem.
Vale a pena lembrar que é a versão que está sendo utilizada pela Álamo nas dublagens. (Todos nós sabemos que é difícil até de aceitar algumas coisas mas infelizmente ou felizmente os dados comprovam a veracidade da história. O problema é que fomos enganados pela antiga dublagem e o mangá explica de outra forma então precisamos esquecer tudo isso antes de entender a história do anime). Fiquem tranquilos pois a nova versão dublada está ficando muito boa e tudo isso está sendo explicado de forma clara, convincente e na cronologia correta. Ah, e a saga de HADES em anime não tem ligação com a antiga série do ANIME. Ela foi totalmente baseada no mangá, portanto não usem nada do anime de HADES como referência.

Sobre a "raça" do SHION/MÚ/KIKI

Há 13 anos atrás, Saga aprisiona Kanon no Cabo Sunion, por conta de sua ambição de dominar o mundo. Saga não percebe, mas Kanon acaba por semear a semente do mal dentro dele.
Atena nasce. O Mestre da Época é Shion (elmo dourado), e seu irmão (assistente, sub-mestre, de elmo vermelho e Cavaleiro de Prata de Altar) Ares, o auxilia.
Saga dominado pela maldade vai até o quarto de Ares e o mata. A partir desse momento, Saga passa a ter 2 personalidades, a de Saga, seu lado bom, e a do recém morto Ares, seu lado maligno (casos de 2 personalidades são comuns na psiquiatria). Assim sendo, Saga agora se faz passar por Ares.
Saga, investido de seu "disfarce" tenta matar Atena... Não obtendo êxito denuncia Aiolos como traidor.
13 anos se passam, e Seiya recebe sua armadura de Bronze de Pégaso, conquistada perante a vitória sobre Cássius, das mãos do Mestre bom, Shion.
Porém, logo que Seiya parte do Santuário, Shion morre. Como este não indicou nenhum Cavaleiro de Ouro para substituí-lo antes de morrer, Ares, irmão-assistente, assumiu automaticamente seu lugar.
Assim, Saga possuído pelo seu lado mal e pela ambição torna-se o novo mestre do Santuário.
Shion, Mú, Kiki e possivelmente Ares, pertencem a uma raça que descende do povo que morava no continente Lemúria, um lugar mitológico.
Os alquimistas que criaram as armaduras para a Atena, pertenciam a este continente, quem em algum ponto no passado foi engolido pelos mares... Assim poucos sobreviveram e passaram os conhecimentos de alquimia para seus descendentes... Por isso, os únicos mestre-armeiros da atualidade são os remanescentes desta raça, que obtiveram o conhecimento através dos tempos.
No Anime, não explica o porquê de Shion viver tanto tempo... Porém sabemos que ele já estava velho e enfermo quando Atena nasceu...
Uma pergunta que não cala: E Ares? Se este é seu irmão, ele naturalmente deve ser muito velho também!
Bem, não fica muito claro a relação de parentesco de Ares e Shion... talvez Ares fosse realmente irmão de Shion, e assim como ele muito velho. Talvez apenas um assistente fiel, um irmão de criação, ou apenas alguém da mesma raça e com forte laços com Shion.
Outra coisa é que o corpo que Marin vê em Star Hill pertence à Ares, e não à Shion... Note os cabelos azuis (Shion tem cabelos amarelos e morreu na atualidade, enquanto Ares morreu a 13 anos atrás, o que condiz com a história relatada por Marin.)
Para maiores explicações, leiam a História Lateral 2 (Side History 2) e o Hypermito.
O que certamente gerou toda essa confusão foi o fato da dublagem sair muito defeituosa pela Gota Mágica, e pela confusão que os próprios produtores arrumaram quando produziram o anime, criando uma história muito complexa, diferente do mangá.

Referências: - As imagens 1 e 2 foram retiradas da revista Jump Gold, que publicou a Historia Lateral 2, que veio para explicar a historia acerca do mestre.
- As imagens 3 e 4 foram retiradas do próprio anime.
o não se trata de um fanfic, e sim da explicação oficial desta complicada história. Para se interar do assunto, leia a Historia Lateral 2 (Side History 2) e o Hypermito (ambos textos oficiais).

0 Comments:

Post a Comment